Barra da Tijuca

Av das Américas, 4666, Loja 141 (Mercado Praça XV)
Rio de Janeiro - CEP 22640-102
Tel.: (21) 2431-9047

E-mail: pranaprodutosnaturais@hotmail.com

Soja Preta *Conheça seus benefícios*

A soja é um alimento do grupo das leguminosas e faz parte de uma alimentação saudável por ser um alimento funcional e nutritivo. A soja preta, do ponto de vista do conteúdo do grão é muito similar à soja normal branca/amarela.

Seu diferencial está na composição da casca que possui uma substância denominada “antocianina”, um antioxidante, assim como o componente encontrado em uvas vermelhas. Esta substância confere uma cor púrpura a casca da soja que devido a alta pigmentação parece preta (como se fosse uma berinjela), por isso o nome soja preta. Portanto, para obter os benefícios deste antioxidante é necessário consumi-la com a casca.

Modo de preparo
Lavar a soja com água fria. Colocá-la em um saco de pano e amarrar bem as pontas. Colocar o saco de pano com a soja na panela de pressão e adicionar água até cobrir-lo. Levar ao fogo. Quando a panela pegar pressão, marque 40 minutos. Desligar a panela e retirar a pressão. Repor a água (até cobrir o saco de pano com soja). Voltar a panela no fogo por mais 40 minutos. Verificar se a soja está cozida, caso não esteja voltar a panela para o fogo por mais 20 minutos. Retirar a soja do saco de pano.

Como utilizar a soja preta cozida?
– Com os grãos da soja (sem caldo) pode ser feito salada de soja preta. Para aproveitar o caldo da soja que restou na panela de pressão para o cozimento, adicionar em outra preparação como feijão, por exemplo. Este caldo contém antocianinas que se perdem da soja durante o cozimento.
– Misturar a soja cozida ao feijão preto ou feijoada (50% soja preta com caldo e 50% feijão preto).

Clique aqui para acessar a receita da Salada de Soja Preta

Fonte: Só Soja